O Prof.Pedro Calil Padis



No dia 29 de abril de 1980, faleceu, repentinamente, aos 41 anos, Pedro Calil Padis, professor do Instituto de Letras, Ciências Sociais e Educação, afastado pelo Ato Institucional nº 5, de 1969.
Bacharel em Ciências Econômicas pela USP em 1961, foi professor da PUC de São Paulo e de Campinas, da Fundação Getúlio Vargas, da Faculdade de Economia de Piracicaba e da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. O Ato Institucional que o atingiu em 1969 privou-o do que ele considerava sua atividade mais importante: a de ensinar. Apesar disso prosseguiu sua atividade profissional, continuou junto ao CEBRAP seu trabalho de pesquisa sobre o Paraná.
Considerando que nem sempre os estudos a partir da visão regional, no Brasil, dão conta das articulações regionais com o conjunto, o trabalho de tese do Professor Pedro Calil Padis constituiu na época em que foi escrito (1970) e constitui ainda hoje uma contribuição em termos de perspectiva de análise.
Após a defesa de sua tese, em 1970, transferiu-se para a França onde, em curto espaço de tempo, conseguiu a mesma estima e sucesso na carreira de professor e pesquisador nas Universidades de Reims, Nanterre e Sorbonne (Paris). Foi ainda diretor do Instituto de Estudos do Desenvolvimento Econômico e Social (IEDES).
De volta ao Brasil, em 1977, reiniciou sua atividade de professor junto à Fundação Getúlio Vargas e à PUC de São Paulo, onde se tornou coordenador geral dos cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Economia e Administração. Exerceu ainda atividades de consultoria junto ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e à Hidroservice. Reintegrado ao ILCSE de Araraquara, não chegou a iniciar as suas atividades docentes.
Esta imensa atividade docente  de pesquisa ligava-se, profundamente, com a visão de mundo de Calil. No dizer de Paul Singer por ocasião de sua morte: "trabalho e militância para ele tendiam  a se fundir numa mesma atividade. O aprendizado de economia não era para ele a mera aquisição de um instrumental profissional, mas a conquista de meios para entender uma realidade que era preciso mudar a qualquer custo. Os estudantes perderam um mestre querido, os professores perderam um colega e um líder. Os que se engajam nas lutas pelos direitos do povo perderam um fiel e valoroso camarada".

Extraído de HOMENAGENS Pespectivas, São Paulo, 3: 179-181, 1980.

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